Responsabilidade social

Como as empresas podem contribuir para uma sociedade mais justa e uma ambiente limpo e saudável? As empresas podem alcançar esse objetivo trabalhando com o que chamamos de Responsabilidade Social Empresarial. Desta forma, a gestão das empresas não pode ser direcionada apenas para o cumprimento de interesses de seus acionistas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. São os chamados stakeholders, isto é, todas as pessoas e organizações que de alguma forma se relacionam com a empresa.

A chamada Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de gestão ética, responsável e transparente que tem a organização com seus stakeholders, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar seus stakeholders objetivando um canal de diálogo, discussão e consenso.

Com uma conduta direcionada a Responsabilidade Social, as empresas contribuirão para o desenvolvimento de uma sociedade justa e saudável, além de obter diversas vantagens competitivas que melhorarão a sua imagem, desenvolvimento e resultado. Há uma série de resultados positivos que a empresa pode ter, como por exemplo:

- Como é RSE é voltada na melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.

- A imagem institucional da empresa é melhorada, pois os torna-se uma empresa-cidadã. Essa melhoria de imagem justifica investimentos em outras ações sociais.

- Estratégia de valorização das ações da empresa (agregação de valor), melhorando a reputação da empresa.

- Retenção de talentos e aumento de produtividade, pois as ações são focadas nos colaboradores e nos seus dependentes. Com o objetivo de satisfazê-los. A capacitação profissional dos membros da comunidade e empregados da empresa estão inseridas neste contexto.

- Proporcionar o status para a empresa de "socialmente corretos".

- Definir novas formas de inserção na comunidade, pois sempre está aprimorando suas relações com a sociedade e atuando no desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitárias e o próprio governo.

- A empresa, mediante suas ações, ajuda seus colaboradores a se a tornarem verdadeiros cidadãos e contribui para a promoção da cidadania na sociedade e na comunidade.

- A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e conseqüentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

Concluindo, a Responsabilidade Social Empresarial melhora a comunicação da empresa com a sociedade por uma simples razão: a partir do momento em que a empresa está convencida do seu papel social e se orienta para a melhoria contínua dessa sociedade, este esforço resulta apenas num constante fortalecimento, que aumenta e reforça o seu conceito junto dessa mesma sociedade.