Blog Jequiti - A Inteligência Emocional
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

A Inteligência Emocional

06/03/2012 • Por Time Jequiti

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Inteligência Emocional, mas você sabe o que significa este termo? Ele é usado para definir a consciência de si mesmo, de seus atos e, principalmente, de suas emoções. Inteligência Emocional é o conjunto de competências comportamentais ligadas diretamente ao autoconhecimento.

É comum que as emoções nos influenciem em nossas decisões, mas algumas vezes elas podem interferir de maneira negativa em nossa vida. Sendo assim, a Inteligência Emocional é composta por cinco conceitos, que são:

Autopercepção: é a capacidade de conhecer a si mesmo, ou seja, seu próprio comportamento perante a situações da vida social e profissional. O relacionamento consigo mesmo também entra nessa categoria.

Autocontrole: é a capacidade de gerir suas próprias emoções, seu estado de espírito e bom humor. Não deixar que uma briga familiar interfira em sua produtividade no trabalho, por exemplo.

Auto-motivação: é a capacidade de realizar tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.

Empatia: é a habilidade de se colocar no lugar do próximo de maneira espontânea, tentando entender sua realidade e harmonizando-se com as pessoas.

Práticas sociais: é a habilidade de trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento , respeitoso e cordial, com outras pessoas.

Seja na vida pessoal ou profissional, ter um bom domínio desses conceitos fará com que você se destaque entre os demais. Para desenvolver sua Inteligência Emocional é necessário fazer uma análise de seu comportamento em seu contexto pessoal e profissional. Você exige demais de si mesmo? Consegue trabalhar bem em equipe, respeitando opiniões de colegas e expondo as suas de maneira clara, respeitosa e objetiva? Você consegue deixar de lado as adversidades diárias e manter o foco para realizar suas metas?

Após analisar suas ações e seu comportamento em diversos momentos do cotidiano, destacando os pontos críticos que necessitam de mudança, comece a aplicar aos poucos os conceitos da Inteligência Emocional em sua vida. É como andar de bicicleta: é necessário praticar para que estas competências se tornem algo natural em sua rotina, mas assim que você aprender a usá-las a seu favor, jamais se esquecerá.

Busque valorizar seus pontos fortes e destacá-los sempre que possível, assim seus pontos fracos não irão ofuscar todo seu potencial. E lembre-se que nunca é tarde para o crescimento pessoal, independente de sua área de atuação.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Obaa!! Tem novas cores de Batons Ellas nas opções matte e hidratante! A cobertura é perfeita! Conheça: Boca Uau, Ma… https://t.co/TBZsg1Ahpa 15 de December de 2018 - 15:00