Blog Jequiti - Combatendo as dores no trânsito
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Combatendo as dores no trânsito

19/04/2012 • Por Time Jequiti

Os problemas de engarrafamento nas metrópoles e estradas brasileiras atormentam a vida de muita gente. Além do estresse e dos atrasos, ficar muito tempo parado no trânsito também traz problemas como a lombalgia, aquela dor chata na parte inferior das costas conhecida como lombar.

Separamos cinco dicas ótimas para amenizar essas dores quando você se encontrar nessas situações por mais de 50 minutos.

Posição correta: mantenha os braços semiflexionados, não muito longe do volante, e ajuste o assento para que seus pés, mesmo perto dos pedais, fiquem inteiramente apoiados no chão. Isso ajuda a corrigir a postura.

Alongue-se: aproveite os momentos em que o trânsito estiver completamente parado para relaxar a musculatura, inclusive a dos ombros. É só entrelaçar os dedos e, em seguida, estender os braços, mantendo os cotovelos para fora. Também tente esticar um dos membros junto ao peito, enquanto o outro o sustenta. Mantenha essa posição por pelo menos 15 segundos. Repita com o outro braço. Depois vire a cabeça lentamente para um lado para o outro, repetindo o movimento três vezes. Experimente também colocar sua mão sobre a orelha oposta e empurrar a cabeça por ao menos dez segundos.

Exercitando a musculatura: para ativar a circulação dos braços, aperte uma daquelas bolinhas de mão 10 vezes seguidas com cada mão durante as paradas. Flexione a planta dos pés, como se estivesse jogando os dedos para baixo, e depois faça o inverso, apontando o dedão para o céu. Repita isso pelo menos dez vezes a cada 30 minutos para exercitar as pernas.

Diminuindo a tensão: as capas de banco feitas com bolinhas de madeira até ajudam a diminuir a tensão sobre a coluna, desde que não façam seu corpo deslizar para os lados.

Coloque uma almofada na lombar: manter a inclinação normal da coluna lombar é importante para que o peso seja mais bem distribuído na região. Para isso, deixe os glúteos colados no encosto (que deve manter um ângulo de 90 graus com o chão) e coloque uma almofada fina, de até 5cm de espessura, entre o banco e a parte inferior das costas.

Esses exercícios devem se repetir sempre que você se encontrar parado por mais de 50 minutos dentro do carro. Caso suas dores nas costas persistam, consulte seu médico para saber quais medidas devem ser tomadas.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Hoje é um dia mais do que especial! Nosso querido Silvio Santos completa 88 anos! São páginas repletas de sucesso,… https://t.co/yoAFERMqqj 12 de December de 2018 - 16:10