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Desintoxique!

18/07/2011 • Por Time Jequiti

Quem nunca sentiu aquela sensação de mal estar depois de passar da conta nas guloseimas e comidas gordurosas, não é? Quando isso acontece, vira e mexe, acabamos causando alguns estragos ao nosso organismo com as toxinas – conservantes e corantes, por exemplo – que reinam nesses alimentos.

Para balancear, alguns alimentos podem ser fortes aliados na hora de se desintoxicar, tornando esse processo mais natural e saudável.

Abacaxi: diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.

Arroz integral: é rico em fibras, por isso faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.

Maçã: possui muitas fibras, que funcionam como uma esponja dentro das artérias, limpando o sangue do colesterol. É recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Além disso, são antiácidas, fazendo com que o fígado seja ativado e dissolva o ácido úrico, que retém os líquidos.

Mel: além de adoçar sucos e chás naturalmente, pode ajudar a tratar doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite, e ainda auxilia em problemas de circulação e dos músculos.

Gengibre: estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo, além de conter pequenas quantidades de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo e refrescante.

Melancia: tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Quando combinada ao gengibre, em um suco, formam um poderoso desintoxicante.

Laranja: ajuda no funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço. É uma rica fonte de vitaminas e minerais.

Couve: é rica em ferro, que ajuda na formação de hemoglobinas, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos.

Berinjela: é indicada para casos de indigestão e prisão de ventre, por ser extremamente digestiva, nutritiva e laxante.

Hortelã: rica em vitamina A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo. Pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.

Salsão: é rico em fibras, que favorecem o trânsito intestinal.

O melhor é evitar os abusos, mas como ninguém é de ferro, que tal ter sempre esses alimentos em casa para evitar maiores danos?

Fonte: Minha Vida

 

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