Blog Jequiti - Empreendedor de primeira viagem
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Empreendedor de primeira viagem

26/06/2012 • Por Time Jequiti

A decisão de se tornar um empreendedor, alguém com maiores responsabilidades e ação direta dentro de um negócio, é grandiosa e requer um pouco de coragem. Se você deseja empreender de alguma maneira ou já se encontra nesta situação, confira algumas dicas valiosas para ter sucesso.

Tenha foco: atirar para todos os lados nem sempre é uma boa tática, pois irá tirar seu foco do que realmente importa. Agarre uma oportunidade que considere boa e siga com ela, planejando para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Faça o que sabe: não adianta querer empreender em uma área completamente desconhecida. Procure negócios relacionados aos seus conhecimentos e pontos fortes e estude as possibilidades disponíveis.

Venda o seu peixe: novas oportunidades podem surgir a qualquer momento, então saiba definir seu negócio em poucas palavras, de maneira consistente e segura. Quanto mais conhecer sobre seu empreendimento, melhor.

Esteja cercado de pessoas boas: ninguém sabe de tudo e também não tem obrigação de saber, mas procure se cercar de pessoas confiáveis que tenham conhecimento nas áreas que você não domina.

Corte despesas: novos empreendedores dificilmente têm dinheiro para esbanjar, então tenha cuidado e discrição. Não gaste com coisas desnecessárias e mantenha um livro caixa com informações de todo dinheiro que entra e sai.

Lide com as crises: nenhum livro irá te ensinar a lidar com todas as possíveis crises, não existe caminho perfeito ou atalhos. Aprenda a trabalhar sobre pressão e aprenda com seus erros, pois eles serão importantíssimos para o sucesso de seu negócio.

Mantenha a saúde: parece clichê, mas o empreendedorismo realmente é um estilo de vida. Você precisa estar saudável e bem descansado para poder tomar decisões inteligentes e pensadas, então não trabalhe até a exaustão.

Saiba quando desistir: se após um certo tempo de empreendimento e esforço você perceber que o negócio não irá para frente, não tenha vergonha de parar e recomeçar. O insucesso é uma realidade, mas não necessariamente um ponto final. O verdadeiro empreendedor sabe quando é hora de parar, e aprende com estes erros para não cometê-los no futuro.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Mulheres inspiradoras é o tema desse episódio e, por falar nisso, olha só quem está de volta! Taís Araújo traz agor… https://t.co/dbywxmMkyP 20 de November de 2018 - 15:00