Blog Jequiti - Empreendedorismo: profissionalismo na rede
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Empreendedorismo: profissionalismo na rede

04/09/2012 • Por Time Jequiti

 

Cada vez mais os brasileiros estão presentes nas redes sociais, e não há mais dúvidas de que elas são uma ferramenta muito poderosa. Tanto quem usa o perfil em uma determinada rede para questões profissionais quanto quem o utiliza apenas para assuntos pessoais deve manter a postura e ter em mente alguns conceitos.

Se você não quer cometer uma gafe e pretende usar a internet como espelho de sua imagem e profissionalismo, confira algumas dicas para que suas redes sociais tenham um impacto positivo em sua carreira.

Não fale mais do que deve: reclamar abertamente sobre o lugar de trabalho ou colegas de profissão, além de antiético, pode ocasionar demissão por justa causa. Lembre-se que as redes sociais são feitas de pessoas e para pessoas, portanto tudo que você publica tem uma consequência, que pode ser boa ou ruim. Se você tem um problema com alguém, resolva diretamente com a pessoa ou estude a possibilidade de mudar de emprego.

Tenha bom senso: não dissemine mensagens vulgares, preconceituosas ou qualquer conteúdo que possa ofender outras pessoas e, consequentemente, denegrir sua imagem. Tenha discrição e procure não compartilhar informações muito pessoais nem fotos que venham a ser comprometedoras.

No trabalho: mesmo que o uso das redes sociais seja permitido abertamente, não abuse de chats ou interações desnecessárias. Gastar mais tempo nas redes do que focando em seu trabalho é prejudicial tanto para sua produtividade quanto para sua posição na empresa.

Pessoal não é profissional: ao usar seu perfil pessoal na internet, jamais fale em nome da empresa onde trabalha sem autorização. Procure compartilhar conteúdo sensato e relevante à sua área de atuação, especialmente se tiver colegas de trabalho e clientes adicionados ou se o perfil for público. Se preferir, não adicione contatos profissionais em perfis pessoais.

Grafia correta: ao escrever, verifique se a gramática e a ortografia da mensagem estão certas e leia antes de publicar para se certificar de que está coerente. Quem está procurando uma vaga deve dar uma atenção especial a isto, pois seus perfis são seu espelho na rede.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti O @celsoportiolli já vendeu mais de 1 milhão e meio de perfumes! E você? Já tem o seu? @danilogentili conta pra gen… https://t.co/vYbulEI0A6 17 de November de 2018 - 15:00