Blog Jequiti - Farofa de Natal
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Farofa de Natal

23/12/2015 • Por Time Jequiti

Farofa: comida a base de farinha, tipicamente brasileira e apreciada nos quatro cantos do país. Com muito sabor e temperos que representam nossa cultura, ela é um dos pratos que não pode faltar na mesa de Natal.

 

A farofa pode ser feita a base de milho, mandioca, pão, castanhas, soja... Do que seu paladar mandar. E para dar mais sabor, carnes como bacon, linguiça e carne seca são as favoritas. Salsinha, cebolinha, coentro; alho, cebola e pimenta são alguns dos temperos praticamente obrigatórios.

 

Deu água na boca só de pensar?

 

Hoje vamos ensinar aqui no Blog Jequiti uma farofa simples, mas suculenta e com muito sabor - e o melhor, você vai aproveitar todas as partes do tradicional peru da ceia. Vem aprender!

 

Ingredientes:

- 500 gramas de farinha de mandioca

- 150 gramas de castanha do Pará

- Alho a gosto

- Cebola a gosto

- Manteiga suficiente para dourar

- Salsinha e cebolinha a gosto

- 100 gramas de azeitonas picadas e sem caroço

- Miúdos do peru

 

Modo de fazer

- Triture as castanhas até que elas fiquem pequenas, mas não esfareladas. Este passo pode ser feito no liquidificador ou processador.

- Pique os miúdos em cubinhos.

- Coloque bastante manteiga na panela e refogue o alho e a cebola. Quando estiverem dourados, acrescente os miúdos e mexa até que eles estejam cozidos. Capriche na manteiga, pois ela dará suculência ao prato.

- Vá acrescentando aos poucos as duas farinhas, de mandioca e castanhas, e continue mexendo para que todos os itens se incorporem.

- Desligue o fogo e coloque a salsinha, cebolinha e azeitonas. Mexa para que os ingredientes fiquem bem misturados.

- Sirva em um recipiente bem bonito para combinar com a data.

Viu como é fácil?

A receita é um sucesso, porque a manteiga deixa as farinhas suculentas. Usar os miúdos, além de ajudar a economizar, garante um sabor rico e diferenciado à sua farofa. Acompanhamento perfeito para os assados!

 

Vai preparar o prato para sua ceia de Natal? Mostre pra gente, marque #Jequiti no Instagram!

 

 

Créditos: Ozmud Alves/M de Mulher

@jequiti O @celsoportiolli já vendeu mais de 1 milhão e meio de perfumes! E você? Já tem o seu? @danilogentili conta pra gen… https://t.co/vYbulEI0A6 17 de November de 2018 - 15:00