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Inspire, expire!

17/11/2011 • Por Time Jequiti

Quando o corpo está parado e sem exercitar, ele responde com a respiração nasal. Ela é responsável por filtrar o ar que chega ao pulmões, melhorando a sua qualidade.

Porém, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, como corrida, é preciso ficar atento à respiração, para suprir a maior necessidade de ar. Fique atento aos sinais do seu corpo, porque ele é quem vai dizer se você está respirando direito. Confira as dicas do portal Minha Vida:

1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático.

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo (espécie de cãibra) que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.

E não se esqueça que, na hora das atividades físicas, a roupa deve ser confortável, como as do Villa Jequiti. Fale com seu consultor e faça seu pedido!

 

Imagem: reprodução.

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