Blog Jequiti - Mantendo a coluna saudável
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Mantendo a coluna saudável

24/09/2012 • Por Time Jequiti

A coluna vertebral é a responsável pela sustentação de todo nosso corpo, por isso mesmo precisamos tomar um cuidado extra com esta região. De acordo com especialistas, grande parte das dores nas costas que sentimos podem ser eliminadas com a mudança de alguns hábitos. Confira abaixo quais são os 10 principais inimigos da sua coluna.

Saltos: nem altosdemais, nem completamente baixos. Os médicos indicam sapatos com saltos médios e que mantenham ospésbem firmesdentro deles.

Mochila: é a principal causa de dores nas costas em crianças e adolescentes, e seu uso inadequado por muito tempo pode prejudicar a postura. O peso não pode ultrapassar 10% do peso da pessoa, e as alças da mochila devem estar bem rentes ao corpo.

Obesidade: o excesso de peso adiciona mais pressão aos ossos da coluna, comprometendo a postura e ocasionando dores.

Sedentarismo: a prática de exercícios físicos é fundamental, pois fortalece os músculos da região e ajuda a corrigir a postura. Atividades como pilates ou alongamento são as mais indicadas.

Genética: às vezes, a causa de dores pode ser devido a doenças genéticas. Em caso de dúvidas, consulte um especialista.

Idade: com o passar dos anos ocorre o desgaste natural na superfície das articulações (artrose). Esta doença causa fortes dores na região da coluna e compromete a movimentação do tronco.

Assimetria das pernas: de acordo com especialistas, assimetria entre os dois lados do corpo são comuns, mas algumas pessoas podemapresentar um quadro acentuado. Pessoas com mais de 30 milímetros de diferença entre as pernas, por exemplo, já estão propensas a desenvolver dores nas costas, devido à inclinação do corpo para compensar essa diferença.

Exercícios: quando feitos da maneira incorreta, também podem prejudicar. Procure sempre a orientação de um profissional antes de se engajar em qualquer atividade física.

Estresse: o estresse tenciona os músculos do corpo, ocasionando a compressão dos discos da coluna. Faça alongamentos e sessões de relaxamento para evitar o estresse e eliminar a tensão.

Gravidez: além da questão do peso extra da barriga durante o período de gestação, alterações hormonais também podem influenciar. Aposte em exercícios físicos acompanhados por um especialista para combater o desconforto.

 

Imagem: Women Hub.

@jequiti A Aviva possui tudo que as suas unhas precisam para se manterem fortes, saudáveis e sempre resistentes. Na foto: Lo… https://t.co/dVDZAN9w7Z 16 de December de 2018 - 15:00