Blog Jequiti - Torcer faz bem para a saúde
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Torcer faz bem para a saúde

06/08/2012 • Por Time Jequiti

Para um "torcedor roxo", que é fanático pelo seu time e não perde um jogo, é impossível não sofrer durante aquela partida decisiva entre dois grandes times. Mas, ao contrário do que parece, torcer faz muito bem para nossa saúde!

Não importa se você está no meio do estádio, num barzinho com amigos ou na sala de casa com a família, torcer acaba despertando um sentimento coletivo de compaixão relacionada à vontade de expressar o amor por um grupo ao qual você e outras pessoas pertencem. A história do time e o objetivo em comum de ganhar o jogo faz com que as pessoas deste grupo fiquem mais solidárias, oferecendo e recebendo ajuda, compartilhando informações e sentimentos.

Sabe aquele ditado "a união faz a força"? A afirmativa é super verdadeira, pois a união das torcidas reforça e renova as vidas sociais de seus participantes. Além da questão social e emocional, as sensações que temos ao torcer estimulam todo nosso corpo. Os batimentos cardíacos aceleram, o cérebro fica mais alerta e a memória se ativa para relembrar de jogadores, campeonatos e jogos passados.

Também aprendemos muito a lidar com as emoções quando estamos torcendo. Administrar as alegrias, tristezas e frustrações é fundamental para manter os pés no chão e contentar-se com uma eventual derrota, por exemplo. Esta exposição às emoções intensas nos permite trabalhar continuamente para ter mais controle psicológico e emocional.

Portanto, na próxima partida do seu time de coração, aproveite: guarde as sensações boas, feche os olhos e absorva o sentimento de bem estar. Mas,se for uma sensação ruim, lembre-se de lidar com a frustração e espantá-la a qualquer custo.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Mulheres inspiradoras é o tema desse episódio e, por falar nisso, olha só quem está de volta! Taís Araújo traz agor… https://t.co/dbywxmMkyP 20 de November de 2018 - 15:00