Blog Jequiti - Treinando seu cachorro
Preencha os dados para negociar seu boleto



Blog Jequiti

Voltar

Treinando seu cachorro

09/01/2013 • Por Time Jequiti

Você acabou de receber um cachorrinho em sua casa, está pensando em adotar um ou já tem um amigo de quatro patas em casa, mas não faz ideia de como treiná-lo? Confira seis dias de treinadores e especialistas caninos para facilitar a convivência com seu pet e ensiná-lo comandos básicos.

O nome: para que ele obedeça, o cachorro precisa saber que está sendo chamado. Portanto, o primeiro passo é ensiná-lo seu nome. Ofereça um petisco e muito carinho quando ele olhar para você, assim saberá que está fazendo a coisa certa.

Mantendo distância: para impedir que o cão alcance algo que você não quer que ele pegue, é necessário ensiná-lo a se afastar. Comandos de voz são ineficientes neste caso, o melhor jeito é derrubar algo no chão (um pedaço de pão, por exemplo) e, quando ele se aproximar, bloqueie sua aproximação. Não permita que o cachorro te empurre ou te faça perder espaço. Quando ele desistir, recompense-o com um petisco e carinho. Pratique inúmeras vezes, em lugares diferentes e com objetos diversos.

Esperar: esse comando ensina controle emocional, pois o animal terá que barrar sua ansiedade de correr atrás do dono. Comece segurando-o pela coleira, mostre um pedaço de comida e repita ?espere? enquanto afasta lentamente a comida da visão do cachorro. Repetir esse comando levará o cachorro a sentar e focar apenas no movimento da comida, controlando seu impulso de pegá-la. Gradativamente, conforme ele for aprendendo, vá soltando a coleira e a guia lentamente e faça-o esperar por períodos de tempo variados. Como sempre, recompense-o com um petisco quando ele obedecer.

Incentive a confiança: um erro comum dos donos é amolecer a voz e proteger o cachorro quando ele tem medo de algo, especialmente quando filhote. Aproxime-se do objeto amedrontador junto de seu animal e, quando estiverem bem próximos, diga "o que é isso?", oferecendo um petisco em seguida. Jamais arraste-o até o objeto, permita que ele ande até ele por conta própria.

Ciúme: em ambientes com mais de um cachorro, treine-os a focar suas mentes em você, e não em suas emoções primitivas. Colocá-los em um estado de euforia pode inclusive gerar brigas, então faça-os trabalharem pela atenção através de comandos como "sente", "deite" e afins. Dê atenção para um de cada vez.

Controlando a necessidade de pular: caso seu bichinho adore pular nas pessoas e móveis, vire suas costas e ignore-o imediatamente após ele exibir esse comportamento até que ele esteja calmo e com as quatro patas no chão. Espere alguns segundos e, apenas então, dê atenção novamente.

Lembre-se que é extremamente importante agir como o líder da matilha de seu cãozinho, impondo respeito através da disciplina e da recompensa nos momentos certos.

Depois de treinar os comandos e truques, é só pegar os brinquedinhos Villa Jequiti Pet e divertir-se com seu amigo até vocês dois não aguentarem mais correr e brincar!

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Que tal, além do magnífico perfume Lamborghini, presentear também com seu Nécessaire exclusivo que faz parte do Kit… https://t.co/jxFy1iDZO7 19 de November de 2018 - 10:00