Blog Jequiti - Aproveite as cores dos alimentos

Blog Jequiti

Voltar

Aproveite as cores dos alimentos

24/11/2011 • Por Time Jequiti

Você sabia que as cores dos alimentos indicam benefícios diferentes? Isso mesmo! Conheça cada benefício que elas trazem e deixe o seu prato super colorido.

Vermelho: o principal nutriente é o licopeno. A substância é um antioxidante, que combate radicais livres que aceleram o envelhecimento e protege o coração. Os alimentos de coloração vermelha também possuem vitaminas C, A e do complexo B e sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio.

Laranja: a substância responsável pela cor laranja de algumas verduras e frutas é o betacaroteno, que também tem uma função antioxidante. O betacaroteno é quem dá origem à vitamina A em nosso organismo, que é o remédio prescrito para o bom funcionamento da visão, o vigor da pele, a força de cabelos e unhas e a prevenção de infecções. Ele também é o nutriente responsável por manter o bronzeado mais bonito e duradouro.

Amarelo: as frutas de polpa amarela são importantes aliadas da imunidade. Além disso, os alimentos amarelos também possuem antioxidantes que ajudam na resistência de ossos, dentes, tendões e parede dos vasos sanguíneos,  ácido málico e bromelina, que melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre.

Verde: a coloração verde desses alimentos é resultado da grande quantidade de clorofila presente, cujos efeitos no organismo são inibição dos radicais livres, combate a substâncias cancerígenas, proteção do cabelo e da pele e desintoxicação das células. Possuem uma alta carga nutritiva, com substâncias como ferro e fósforo. O ferro contido nasopções naturais verdes é essencial para a boa estruturação sanguínea, combatendo a anemia e a desnutrição, eliminando o cansaço e fortalecendo o sangue. Eles também são boas fontes de fibras, melhorando a função intestinal e diminuindo riscos para doenças decorrentes da constipação, como hemorroidas e câncer de colo do intestino e reto.

Roxo: o principal nutriente é o ácido elágico, substância que retarda o envelhecimento e neutraliza substâncias cancerígenas.

Branco: cálcio e potássio são os nutrientes desses alimentos. Esses minerais são essenciais para saúde dos ossos, regulação da função cardíaca e funcionamento muscular e nervoso. Opções com a cor branca garantem um bom desempenho diário, evitando cansaço, dores musculares, dores nas articulações e aliviando o estresse.

Marrom: são ricos em fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B.  Esse grupo é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com TPM, pois os alimentos têm funções antidepressivas e combatentes da ansiedade.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Você já conferiu o nosso elenco de maquiagem? Sim! Uma superseleção de produtos, novidades e ofertas para você arra… https://t.co/Y8djCsPnH8 22 de July de 2018 - 15:00