Blog Jequiti - Baile de Máscaras

Blog Jequiti

Voltar

Baile de Máscaras

16/02/2012 • Por Time Jequiti

Os Bailes de Máscaras surgiram no Brasil no final da década de 1830 e foram os precursores do nosso Carnaval moderno. Incorporando todo luxo e sofisticação característicos de festas de Paris, estes bailes marcaram a adesão da burguesia da época à folia.

Atualmente não é tão comum vermos festas nestes moldes, mas as máscaras são a melhor alternativa para quem quer se fantasiar sem realmente estar fantasiado. Quem quiser praticidade total pode comprá-las prontas em lojas especializadas, mas não é tão complicado fazer uma personalizada.

Há duas formas comuns de se fazer uma máscara. A primeira consiste em fazer um molde de papel cartão ou cartolina e depois enfeitar a seu gosto. Você pode encontrar alguns modelos de máscaras prontos na internet, mas se quiser desenhar o seu é recomendável desenhar apenas uma metade da máscara e depois dobrar o papel ao meio quando for recortar, para garantir a simetria. Para segurar a máscara no rosto, faça buraquinhos nas laterais para depois prender com um elástico ou fita.

A segunda maneira de fazer sua máscara é um pouco mais trabalhosa. Estas são decoradas a partir de máscaras de plástico prontas ou feitas de papel machê, e podem ser presas por uma haste feita de palito de churrasco.

Para fazer sua máscara de papel machê você irá precisar de papel alumínio para fazer o molde do seu rosto, papel higiênico para cobrir a máscara e deixá-la bem lisa para o acabamento final, e cola com água (uma xícara de cola para 3 de água) para colar o papel higiênico de forma homogênea. Por ser mais espessa, esse tipo de máscara aguenta decorações mais pesadas como plumas, penas, strass e apliques diversos.

Se você quiser manter a simplicidade sem perder a elegância, existe um terceiro tipo de máscara, feita com uma faixa de renda presa nas laterais com fitas de cetim ou fitilhos. As máscaras rendadas não dão muito trabalho para fazer e são extremamente luxuosas.

Com sua máscara em mãos, é só cair na folia no maior estilo clássico!

 

Imagem: reprodução.

@jequiti O lançamento do Fábio Jr com a Jequiti é Intenso de todas as formas. Um amadeirado sensual que revela a intensidade… https://t.co/CR2dCNfKLY 20 de July de 2018 - 15:01