Blog Jequiti - Dica Cultural: centenário de Luiz Gonzaga

Blog Jequiti

Voltar

Dica Cultural: centenário de Luiz Gonzaga

29/03/2012 • Por Time Jequiti

Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga foi um grande compositor e cantor popular brasileiro. Autor de sucessos como Asa Branca, Xote das Meninas e A Morte do Vaqueiro, em dezembro de 2012 o músico celebraria 100 anos.

Quando menino, Luiz Gonzaga dividia seu tempo entre a enxada e a sanfona, seguindo os passos de seu pai e tornando-se animador de bailes no município de Exu, em Pernambuco. Alguns anos depois, já em Minas Gerais, Gonzagão começou a fazer sucesso em programas de calouros, tocando em sua sanfona músicas e ritmos internacionais como o fado português, valsas e tangos. Na década de 40, seguindo conselhos de um amigo, Gonzaga passou a compor músicas sobre o sertão nordestino, consolidando-se como um dos artistas mais populares de todo o Brasil.

Ao longo deste ano, diversas atividades e eventos vêm sendo realizados para celebrar seu centenário, como a homenagem feita no carnaval deste ano pela escola de samba Unidos da Tijuca. Aqui no Blog Jequiti, celebraremos com seu maior sucesso, Asa Branca. Aumente o volume e venha ouvir esse clássico da música brasileira conosco!

 

Imagem: reprodução.

@jequiti O Wesley Safadão está muito feliz em participar da criação do seu novo perfume com a gente; tem tudo a ver com ele:… https://t.co/jA88BQu6Oi 22 de February de 2018 - 12:01