Blog Jequiti - Dica Cultural: Festa de Halloween

Blog Jequiti

Voltar

Dica Cultural: Festa de Halloween

25/10/2012 • Por Time Jequiti

Também conhecido aqui no Brasil como "Dia das Bruxas", o Halloween é uma das festas mais aguardadas pelas crianças ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos e alguns países europeus.

A origem do Halloween não é certa, mas acredita-se que começou há milhares de anos com os povos da Gália e ilhas da Grã-Bretanha, que celebravam o fim do verão e início do outono naquela região. Com o passar dos anos e a chegada destes costumes aos países do continente americano, a celebração se adaptou à nova cultura, atingindo os moldes atuais.

As crianças adoram a oportunidade de se fantasiar, seja de fadas, bruxas, heróis ou monstros, e a ocasião pode ser uma boa pedida para entretê-los neste fim de semana. Para fazer uma festa de Halloween caseira, invista em decorações divertidas que remetem a monstros e temas de horror.

Uma das tradições da festa são as abóboras entalhadas com rostos, que podem ser tanto divertidos, com caretas engraçadas, quanto assustadores. Para fazê-la, remova todo o interior da abóbora (reserve-a para fazer um quitute bem gostoso para a festinha) e, com a ajuda de uma faca, desenhe o em sua casca.

A alimentação pode ficar por conta de petiscos temáticos, como muffins de abóbora com gengibre, biscoitos e bolinhos decorados, dedos de bruxa (um enroladinho de salsicha), suco de morango e afins. É só soltar a imaginação para adaptar receitas tradicionais e deixá-las uma aparência assustadora.

Se você não tiver como investir em uma fantasia elaborada para os pequenos, aproveite lençóis antigos e materiais facilmente encontrados em casa mesmo, como papelões, roupas velhas, cartolinas e afins, para fazer uma fantasia caseira.

Para a decoração, morceguinhos, fantasmas, abóboras, aranhas e outros insetos de cartolina colados nas paredes já dão o clima mais sombrio. Você também pode decorar com tecidos e bexigas na cor preta, roxa e laranja, jogar linhas em móveis para replicar a aparência de uma teia de aranha, e por aí vai.

Depois é só ligar o som, reunir a criançada e os amigos, e curtir sua festa com toda a animação que a data tem direito.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Eu Desperto, Eu Encanto, Eu Conquisto, Eu Arraso, Eu Provoco e Eu Desejo! As 6 Splashs de Eu são opções incríveis p… https://t.co/JggndJVGUd 16 de July de 2018 - 15:00