Blog Jequiti - Dica Cultural: teatro em casa

Blog Jequiti

Voltar

Dica Cultural: teatro em casa

20/09/2012 • Por Time Jequiti

Com crianças em casa, tudo pode virar uma brincadeira divertida e lúdica. Uma boa sugestão para entreter os pequenos no fim de semana é montar a sua própria peça de teatro em casa. Separe as roupas para o figurino, prepare o cenário, chame os amiguinhos para participar do elenco, a família para assistir e dê um show de criatividade!

A peça e o roteiro: escolha uma história infantil que seus filhos adoram, de preferência aquela que eles leem com frequência e já conhecem o enredo. Converse com eles a respeito dos personagens, do cenário e também de como será interpretada a história para o público.

Cenário e figurino: procure pela casa (ou onde você estiver brincando com as crianças) objetos e materiais que possam compor o cenário e figurino da peça. Aproveite cobertores, lençóis, casacos, chapéus e tudo mais que estiver à disposição.

Palco: se não houver um ambiente com uma elevação para servir de palco, utilize um tapete para fazer esta divisão visual. Tudo o que estiver dentro do tapete faz parte da apresentação, e o que estiver fora é o público.

Ensaios: com o roteiro, figurino e cenário preparados, pense nas falas e ensaie a história com os pequenos. Se quiser adicionar ainda mais emoção à atividade, monte apenas o roteiro principal, marcando a ordem das falas dos personagens, e deixe que a criatividade comande o espetáculo. Ensaie quantas vezes quiser e achar necessário, pois esta parte também é um bom exercício.

Ingresso: o toque final fica por conta dos ingressos, que podem ser feitos de papel ou cartolina e distribuídos aos amigos e parentes. Peça para as crianças mesmo pintarem, desenharem e decorarem os ingressos.

Esta atividade, além de ser muito divertida, estimulará a comunicação, a criatividade e também aumentará a capacidade de expressão das crianças ao longo do tempo. Depois é só reunir toda a família, preparar a pipoca e aproveitar o espetáculo!

 

Imagem: The Giggle Guide.

@jequiti "Não quero ter um perfume, quero ser um perfume.”...e nós atendemos o pedido da Ana Furtado! Procure uma consultora… https://t.co/Xktso5Ghqa 20 de February de 2018 - 15:00