Blog Jequiti - Nem demais, nem de menos: Sódio

Blog Jequiti

Voltar

Nem demais, nem de menos: Sódio

26/10/2011 • Por Time Jequiti

O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha. Seu equilíbrio em nosso organismo é fundamental para a saúde.

Para que serve? Participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física. 

Se eu ingerir demais? Ocasiona a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea, o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.

E de menos? Sua deficiência pode causar letargia, fraqueza e convulsões.

Quais são as fontes? Os alimentos de origem animal contêm mais sódio que os de origem vegetal. A principal fonte é o sal (refinado, marinho e grosso), mas também é encontrado em frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados. Para substituir o sal no preparo dos alimentos, você pode utilizar temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, entre outros.

Consulte sempre o seu médico para que ele estabeleça uma dieta saudável de acordo com o seu organismo.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Uma aplicação bem precisa do lápis de olhos é essencial. O lançamento da Aviva te ajuda nessa missão, proporcionand… https://t.co/mXymlRFnfW 17 de February de 2018 - 15:00