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Nem demais, nem de menos: Vitamina D

12/12/2011 • Por Time Jequiti

A vitamina D é essencial para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Poucos são os alimentos ricos em vitamina D, ela geralmente entra em ação após a exposição à luz solar. Conheça um mais sobre ela e saiba como manter essa vitamina sempre em equilíbrio.

Para que serve? Ela promove absorção do cálcio, após a exposição solar, e atua também como no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

Se eu ingerir demais? Os níveis de concentração de vitamina D em pílulas e alimentos são muito pequenos para causar toxidade em adultos. A exposição ao sol por longos períodos não causa excesso de vitamina D.

E de menos? A deficiência de vitamina D pode ser decorrência de ingestão inadequada com exposição insuficiente à luz solar, desordens que limitam sua absorção, condições que dificultam a conversão de vitamina D em metabólitos ativos, ou, raramente, por desordens hereditárias. Deficiência de vitamina D resulta em prejuízo da mineralização óssea e ocasiona doenças nos ossos – raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos – e possivelmente contribui para a osteoporose.

Quais são as fontes? Poucos alimentos são naturalmente ricos em vitamina D, e em muitos países a maior parte da ingestão dessa vitamina vem de produtos fortificados como leite, leite de soja e cereais. O mais indicado são 10 minutinhos de exposição diária à luz do sol.

Uma alimentação balanceada é a melhor receita para uma vida saudável. Consulte o seu médico, ele é a pessoa mais indicada para lhe passar uma dieta apropriada.

 

Imagem: reprodução.

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