Blog Jequiti - O que suas unhas estão te dizendo?

Blog Jequiti

Voltar

O que suas unhas estão te dizendo?

31/10/2013 • Por Time Jequiti

Quando você tira o seu esmalte, o que você vê? As unhas e cutículas podem trabalhar como um espelho de sua saúde, denotando problemas como estresse, ansiedade, deficiências nutricionais, infecções e até doenças. Uma unha saudável deve ter superfície lisa, de cor levemente rosada, sem ranhuras, lascas ou manchas. 

É claro que uma análise aprofundada pode ser realizada apenas por um profissional, como um médico dermatologista, mas algumas alterações na superfície de suas unhas podem te ajudar a identificar problemas. Confira uma lista com os mais comuns e, caso perceba algum deles em suas unhas, aproveite para marcar uma visita ao médico.

Unhas amareladas: muitas vezes, as unhas ficam amareladas devido ao uso de esmaltes escuros ou vermelhos por muito tempo, especialmente em quem não tem o costume de usar Base Seda. Se a coloração amarelada em suas unhas permanecer por mais de uma semana ou você notar vermelhidão e inchaços, pode indicar uma infecção por fungos.

Descamação: as unhas são compostas por várias camadas de queratina seladas juntas. Quando as mãos são constantemente expostas a agressões (água, frio, ar seco, atrito excessivo), as camadas superiores das unhas podem descamar. Para evitar, hidrate unhas e cutículas diariamente e aplique Base para manter tudo no lugar. Se não observar melhora, a descamação pode indicar falta de nutrientes em sua dieta. Já sabe, não é? Visite seu dermatologista caso suas unhas descamem constantemente.

Fragilidade: muitas mulheres têm unhas extremamente frágeis, que quebram com a menor batida. Se este é o seu caso, capriche mais em sua alimentação. Consuma folhas verde escuras frescas e ovos, e também intensifique os cuidados diários com suas mãos - use luvas para fazer atividades domésticas e não se esqueça da hidratação. 

Ondulações: ao contrário do que pensamos, as ondulações até que são normais - especialmente conforte vamos envelhecendo. Caso suas ondulações sejam muito severas, pode indicar uma manifestação extrema de estresse. Na dúvida, repense sua rotina e encontre formas de relaxar e ter uma vida mais saudável.

Unhas azuladas: unhas com a base azulada podem indicar problemas de circulação de oxigênio. Não hesite em procurar um médico caso perceba esta alteração.

Manchas claras ou escuras, inflamações e inchaços não são comuns, então sempre procure ajuda profissional caso perceba qualquer manifestação atípica em suas unhas. Geralmente, uma dieta equilibrada e saudável, o consumo de água e cuidados básicos com as mãos já são suficientes para manter a saúde de suas unhas ou cutículas.

 

@jequiti Olha quem chegou pra promoção! As loções hidratantes Caminho das Águas Frutas Vermelhas, Pitanga Banho de Felicidad… https://t.co/p1SWTlEohI 24 de February de 2018 - 15:01