Blog Jequiti - Preparando o banho do bebê

Blog Jequiti

Voltar

Preparando o banho do bebê

12/03/2013 • Por Time Jequiti

Não importa se os pais são experientes ou de primeira viagem: os primeiros banhos do bebê são momentos de muita expectativa e dúvidas. Por isso mesmo, separamos uma série de dicas importantes para tornar do banho uma rotina agradável entre pais e bebê. Confira e esclareça todas as suas perguntas.

Duração: para não estressar o bebê e a água não esfriar, o banho deve durar de cinco a dez minutos. É tempo suficiente para limpar delicadamente a pele da criança e enxaguá-la.

Frequência: podem ser dados até três banhos diários durante o verão. A água e sabão tiram a proteção natural da pele da criança, então não é recomendável exagerar na frequência. 

Local e horário: o cômodo escolhido para o banho deve ser aquecido e livre de correntes de vento. Separe todos os produtos, roupas e toalhas que usará e mantenha-os por perto. Médicos e enfermeiras concordam que o melhor período para a higiene é durante a tarde, quando a temperatura está mais agradável e elevada. Se isso não for possível, banhe a criança no começo da noite, assim ela já estará pronta para dormir.

Temperatura: coloque primeiro a água fria e, aos poucos, vá acrescentando a água quente, misturando com a mão, até a temperatura estar agradável. Para testá-la, mergulhe o cotovelo ou dorso da mão na água, pois estas regiões são mais sensíveis à temperatura. Na dúvida, compre um termômetro para banho. A temperatura ideal é ao redor de 37°C.

Banheira: atualmente há vários modelos de banheira disponíveis no mercado, mas é importante optar por uma que seja confortável tanto para o bebê quanto para quem irá banhá-lo. Recomenda-se que ela fique mais ou menos na altura da cintura do adulto, e certifique-se que esteja bem presa e apoiada. Para aumentar o conforto da criança e evitar que ela escorregue, forre o interior da banheira com uma toalha.

Produtos: os indispensáveis durante o banho são o shampoo e o sabonete, mas você também pode optar por utilizar condicionador. Após o banho, produtos como talco, loção hidratante e água de colônia complementam o ritual de limpeza, mas use-os sempre sem exageros. Lembre-se de adquirir produtos formulados exclusivamente para bebês, como os da linha Jequiti Disney Pooh Baby, pois têm uma formulação leve e ideal para a pele delicada.

Procedimento: acomode o bebê levemente sentado dentro da banheira, dando suporte às costas com um de seus braços e segurando-o com firmeza para não escorregar. Inicie o banho limpando-o apenas com água pura, especialmente o rosto, que quase não fica sujo e não exige o uso de sabonete. Utilize um tecido macio recém-mergulhado em água pura para limpar esta região. Em seguida, higienize a parte frontal da criança com sabonete. Para limpar as costas, vire o bebê delicadamente de barriga para baixo e continue dando apoio ao corpo com seu braço, limpando braços, pernas e costas. Feito isso, vire-o novamente para frente e finalize a higienização mergulhando a cabeça da criança levemente na água e aplicando um pouquinho de shampoo, enxaguando em seguida - sempre tomando cuidado para não deixar água entrar nos ouvidos. Dê atenção especial às dobrinhas da criança, para que nenhuma sujeirinha se acumule.

Depois é só envolver a criança em uma toalha de banho de algodão bem macio e secá-la completamente, lembrando de secar entre os dedos e também as dobrinhas das pernas e braços. Para secar as orelhas, prefira bolas de algodão, pois as hastes flexíveis podem ser perigosas com bebês muito pequenos.

Parece complicado, mas em poucos dias você estará dominando completamente cada passo a passo do banho da criança e fará deste um momento muito especial de conexão com seu filho ou filha.

Aproveite para conhecer todos os produtos infantis dos Catálogos Colheita e Villa Jequiti para te ajudar a cuidar de seus filhos com o mesmo carinho que só as mães e os pais sabem oferecer. Fale com seu Consultor ou Consultora Jequiti e conheça todas as opções.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti O Wesley Safadão está muito feliz em participar da criação do seu novo perfume com a gente; tem tudo a ver com ele:… https://t.co/jA88BQu6Oi 22 de February de 2018 - 12:01