Blog Jequiti - Qual é o seu Quociente de Adversidade?

Blog Jequiti

Voltar

Qual é o seu Quociente de Adversidade?

20/03/2012 • Por Time Jequiti

Você se lembra daquele ditado popular que diz "se a vida te der um limão, faça uma limonada"? É exatamente disso que o quociente de adversidade (QA) trata: a capacidade individual de gerenciar problemas e tirar uma experiência positiva deles.

Segundo estudos, em um dia comum uma pessoa enfrenta no mínimo 23 adversidades, que podem ser o trânsito, a chuva, o esquecimento de algo importante em casa, uma mudança inesperada nos planos ou qualquer outro imprevisto que você tenha. O que determina o seu QA é a maneira como você lida com estas adversidades: você é um pessimista, um campista ou um alpinista?

As pessoas Pessimistas se colocam em situações onde coisas ruins podem acontecer, e eventualmente elas acontecem mesmo. Os Campistas ficam presos em sua zona de conforto, buscando segurança, e acabam perdendo a motivação e o impulso de fazer coisas novas. Já os Alpinistas são aqueles que enxergam as adversidades como pequenos obstáculos que podem ser superados e, melhor, usados em seu benefício para um crescimento pessoal.

Encarar os problemas com a mentalidade do Alpinista, além de deixar sua vida menos estressante, demonstrará que você tem um grande controle emocional e um foco maior em obter resultados positivos, o que pode te trazer inúmeros benefícios tanto em sua vida pessoal quanto na profissional. Quanto maior for o seu QA, maior será a sua consciência de que qualquer situação pode ser superada e, consequentemente, maiores serão suas chances de sucesso.

Coloque esta mentalidade em prática e exercite a sua mente. Quem percebe as frustrações e obstáculos como passageiros tem mais chances de responder positivamente a eles, tornando-se um alpinista pronto para enfrentar qualquer situação.

 

Imagem: reprodução.

@jequiti Você já conferiu o nosso elenco de maquiagem? Sim! Uma superseleção de produtos, novidades e ofertas para você arra… https://t.co/Y8djCsPnH8 22 de July de 2018 - 15:00