Blog Jequiti - Receita do Fim de Semana: Arroz com Camarão

Blog Jequiti

Voltar

Receita do Fim de Semana: Arroz com Camarão

17/05/2013 • Por Time Jequiti

Algumas vezes ficamos dependentes de pratos prontos e serviços de entrega domiciliar de alimentos, seja por não saber cozinhar ou por preguiça em um dia específico. Mas você sabia que é possível preparar um prato natural e delicioso no mesmo período de tempo que você espera o delivery chegar?

A receita de hoje é inspirada nos pratos chineses e leva arroz, legumes e camarão frito. A execução parece complicada, mas é simples e leva no máximo 1 hora para ficar pronta - além de ser ultra saborosa e ter uma aparência incrível. É perfeita para impressionar a família, os amigos e você mesmo. Experimente!

Ingredientes:
Óleo de canola
Uma fatia fina de gengibre fresco e cortado em fatias finas
4 dentes de alho amassados
5 talos de cebolinhas (parte branca e verde picadas bem finas e separadas)
250g de camarões grandes, completamente limpos e sem casca, cortados em 4 partes
1 xícara de repolho Napa (branco) fatiado
60g de linguiça chinesa cortada em fatias finas
60g de amendoins ou castanhas de caju
¼ de xícara de molho de soja (shoyu)
1 ½ colher de sopa de vinagre de arroz
½ colher de chá de chilli
1 xícara de brotos de feijão
1 xícara de arroz branco cozido e já frio
1 ovo
Folhas frescas de coentro para decorar

Modo de preparo:
Em uma frigideira grande (preferencialmente um wok, frigideira mais funda para preparo de pratos orientais) em fogo médio, coloque um pouco de óleo de canola (o suficiente para cobrir levemente o fundo da frigideira). Adicione metade do gengibre, alho e cebolinhas (apenas parte branca) e frite levemente para aromatizar o óleo. Em seguida, jogue os camarões, a linguiça, o repolho e amendoins ou castanhas de caju, aumentando o fogo para alto de 1 a 2 minutos para saltear. Adicione o molho de soja, vinagre de arroz e os brotos de feijão e cozinhe por cerca de mais 1 minuto até que os camarões estejam rosados e cozidos. Transfira tudo para uma tigela e reserve.

Na mesma frigideira, adicione mais uma camada leve de óleo. Jogue o restante do gengibre, alho e cebolinhas (apenas parte branca) e frite levemente para aromatizar o óleo. Acrescente o arroz e espalhe-o pela frigideira para fritar e ficar levemente dourado. Acrescente um pouco mais de óleo e cozinhe o arroz por 4 a 5 minutos em fogo médio-baixo. Tempere com o vinagre e a soja. Jogue os camarões e outros ingredientes reservados de volta na frigideira com o arroz, acrescente a parte verde das cebolinhas, mexa um pouco e sirva em um prato.

Em fogo baixo e na mesma frigideira, frite um ovo entre 1 a 2 minutos - o ideal é que ele fique com a gema levemente mole. Coloque o ovo frito sobre o prato, decore com as folhas de coentro e sirva.

 

Imagem: Food Network.

@jequiti O lançamento do Fábio Jr com a Jequiti é Intenso de todas as formas. Um amadeirado sensual que revela a intensidade… https://t.co/CR2dCNfKLY 20 de July de 2018 - 15:01