Blog Jequiti - Receita do fim de semana: Bolo de Cream Cheese

Blog Jequiti

Voltar

Receita do fim de semana: Bolo de Cream Cheese

24/05/2013 • Por Time Jequiti

Com os dias mais frios se aproximando, nada melhor do que consumir um bolo acompanhado por café, chá ou achocolatado bem quentinho, não é verdade?

Como hoje é celebrado o Dia Nacional do Café, esta receita é perfeita para acompanhar a bebida a qualquer hora do dia. A massa é densa, levemente úmida e muito saborosa. Aproveite para fazer neste final de semana e depois conte-nos o que você achou!

Ingredientes do Recheio:
2 pacotes de cream cheese (original ou light)
½ xícara de açúcar
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo grande

Ingredientes da Massa:
3 xícaras de farinha
1 colher (chá) de fermento
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) se sal
½ xícara (ou 1 tablete) de manteiga sem sale m temperature ambiente
1 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pote de iogurte natural
Suco de 1 limão

Ingredientes da Cobertura:
¼ xícara de açúcar
¼ xícara de farinha
3 colheres de sopa de manteiga, gelada e cortada em cubos
¼ xícara de açúcar de confeiteiro
1 ½ colher (sopa) de leite

Modo de preparo ? Antes de começar:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo sem furo, reserve.
Prepare primeiro o creme azedo: misture o suco de 1 limão com o pote de iogurte natural e reserve na geladeira por, pelo menos, 20 minutos.

Preparo do recheio:na batedeira, bata o cream cheese, açúcar, ovo e baunilha na velocidade média até atingir uma textura cremosa. Reserve.

Preparo da massa:em uma tigela, misture bem os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato e sal) e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade baixa a média, até virar um creme pastoso. Acrescente os ovos, um por um, e em seguida a baunilha. Lentamente, adicione os ingredientes secos já misturados, alternando com o creme azedo, até que a massa fique homogênea.

Coloque metade da massa na forma untada e, por cima, espalhe o recheio de cream cheese de maneira uniforme. Em seguida, cubra com o restante da massa e uniformize com a ajuda de uma espátula. Com uma faca comum de cozinha, dê uma leve misturada nas três camadas, como se fizesse um redemoinho.

Preparo da cobertura: coloque o açúcar, farinha e manteiga gelada em uma pequena tigela e misture com um garfo ou um fuet até que forme uma massinha que esmigalha. Salpique estas ?migalhas? sobre o bolo. Misture bem o açúcar de confeiteiro e o leite, e reserve.

Asse por cerca de 40 minutos até que, ao colocar um palito na massa, ele saia limpo. Deixe esfriar completamente. Para finalizar, espalhe a cobertura de açúcar de confeiteiro e leite sobre o bolo pronto.

Agora é só preparar um café bem quentinho para acompanhar seu bolo, e aproveitar!

 

Imagem e receita: Just Baked By Me/Sweetpea's Kitchen.

@jequiti Para o dia 8 de março, preparamos sugestões especiais que, com certeza, toda mulher vai amar ganhar! Conheça!… https://t.co/1lZ1oXz0Zh 19 de February de 2018 - 15:00