Blog Jequiti - Receita do fim de semana: Ovo de Páscoa

Blog Jequiti

Voltar

Receita do fim de semana: Ovo de Páscoa

15/03/2013 • Por Time Jequiti

A Páscoa já está se aproximando. Que tal começar uma nova tradição este ano? Ao invés de comprar ovos de páscoa prontos, faça os seus em casa! Além de ser mais barato, é totalmente personalizável e o presente certamente será muito mais significativo do que apenas escolher um produto pronto no mercado.

O preparo é simples, apesar da explicação ser detalhada, e só requer uma forma específica para ovos de páscoa e chocolate de boa qualidade. Para derreter o chocolate, utilize a facilidade do micro-ondas. Aproveite que ainda faltam algumas semanas para a celebração e comece a praticar neste fim de semana mesmo.

Ingredientes:

340g de chocolate ao leite ou meio amargo de boa qualidade (2 barras de 170g)
Forma de 250g para ovo de Páscoa

Modo de preparo:
Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e leve 2/3 deste chocolate picado ao micro-ondas. Coloque 30 segundos em potência alta. Retire e mexa bem. Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias até derreter todo o chocolate. Em seguida, misture o restante do chocolate picado ao chocolate que foi derretido. Mexa até dissolver todos os pedacinhos. Esse processo chama-se temperagem e vai garantir que o ovo não derreta depois.

Espere o chocolate esfriar completamente em temperatura ambiente. Em seguida, coloque 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas. Bata levemente o fundo da forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate. Vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso. Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma assadeira.  Leve ao congelador ou freezer por 5 minutos.

Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro e com as costas da colher espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos. Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco. Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma. Se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas. Embrulhe com papel chumbo e finalize com celofane e laço.

Este é o procedimento básico para se preparar os ovos de chocolate, mas você pode usar a mesma técnica para fazer bombons (para preencher os ovos) ou também recheá-los com brigadeiro, trufa de maracujá e o que mais sua criatividade permitir.

 

Imagem e Fonte: GNT.

@jequiti Uma fragrância levinha e cheia de diversão. Presenteie a sua estrela com as notas frutais e românticas da Colônia P… https://t.co/OIHUrq2nht 18 de February de 2018 - 15:00