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Semana com menos estresse

04/12/2012 • Por Time Jequiti

O estresse figura entre os problemas de saúde mais comuns entre os trabalhadores brasileiros, e pode causar outras diversas complicações para nosso organismo. Para aliviar esse sufoco, mente e corpo devem estar em sintonia.

Confira algumas dicas de especialistas para manter a tranquilidade durante a semana e evitar os picos de estresse.

Alivie a tensão: descarregue a ansiedade e nervosismo através de objetos relaxantes, como bolinhas de fisioterapia, massageadores musculares, fones de ouvido para escutarsuas músicas favoritas ou até mesmo uma caminhada durante o horário de almoço -mas sem pensar ou falar sobre trabalho!

Alimente-se bem: o ideal é comer a cada três horas para evitar que a fome vire um motivo para te desconcentrar. Com uma alimentação saudável e balanceada, também é possível combater os efeitos do estresse.

Alongue-se: tire alguns minutinhos diários para se alongar, colocar o corpo em movimento e os pensamentos em ordem. Invista em exercícios de ginástica laboral e alongamentos simples.

O que te estressa? Identificar os pontos que provocam estresse é fundamental para combatê-lo. Se for algo que você não consiga controlar ou contornar, você pode tanto aprender a conviver com a situação quanto evitá-la (tentar mudar de área, por exemplo).

Respire: pare por alguns minutos e procure respirar profundamente, concentrando-se apenas no ar entrando e saindo de seu corpo. Relaxe os ombros e a mandíbula, feche os olhos e aproveite ao máximo esse momento de tranquilidade. Essa prática ajuda a aliviar as tensões.

Cuide da saúde: aproveite os dias de folga para marcar os médicos e profissionais que você precisa visitar para checar se está tudo bem com seu corpo.

Pratique exercícios: procure praticar exercícios no mínimo três vezes por semana, mesmo que seja apenas uma caminhada. A atividade física eleva a produção de serotonina no organismo, a substância responsável pela sensação de prazer.

Encontre pessoas queridas: passar um tempo com a família e os amigos é fundamental para desabafar e deixar as preocupações menos ameaçadoras, reforçando sentimentos positivos e bons momentos.

Planeje sua semana: aproveite o fim de semana para fazer uma lista de tudo o que precisa realizar na semana seguinte. Assim, sua segunda-feira começará com maior segurança de que você consegue administrar seu tempo.

 

Imagem: reprodução.

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